sábado, 11 de julho de 2009

TALITA E MARIA ELISA BATEM JULIANA E LARISSA PELO GSTAAD NA SUÍÇA


As brasileiras Talita e Maria Elisa são as campeãs do primeiro Grand Slam da temporada 2009 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, encerrado neste sábado (11.07). Na decisão 100% brasileira disputada nas areias de Gstaad, na Suíça, as líderes do ranking mundial derrotaram as vice-campeãs mundiais Juliana e Larissa por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 16/21 e 15/12, em 58 minutos. O terceiro lugar do Grand Slam suíço ficou com as norte-americanas Nicole Branagh e Elaine Youngs.
O título nos Alpes suíços é o primeiro de um Grand Slam conquistado pelas atletas, que formaram a parceria no começo da temporada. Em 2009, Talita e Maria Elisa venceram juntas as etapas da China e da Coreia do Sul do Circuito Mundial, além de terem obtido a medalha de bronze no Campeonato Mundial, encerrado há uma semana na Noruega. No Circuito Banco do Brasil também são dois títulos: Balneário Camboriu (SC) e Santa Maria (RS).
Nas semifinais, Talita e Maria Elisa derrotaram as norte-americanas Branagh e Youngs por 2 sets a 0 (21/18 e 21/14). Juliana e Larissa avançaram à decisão após baterem as holandesas Sanne Keizer e Marleen Van Iersel também em dois sets: 21/19 e 21/16.
Maria Elisa, que foi eleita a melhor jogadora do Grand Slam suíço, chorou na quadra central ao término da decisão.
“Estou muito contente com este título. É sempre muito difícil vencer Juliana e Larissa e nós conseguimos”, comenta.
A vitória na decisão também teve um gosto especial para a dupla por ter sido a primeira diante de Juliana e Larissa, que haviam levado a melhor nos cinco encontros anteriores entre as parcerias – três pelo Circuito Mundial e dois pelo Circuito Banco do Brasil.
“Estamos muito felizes por termos derrotado Juliana e Larissa pela primeira vez, e mais ainda por esta vitória ter nos dado um título de Grand Slam. Todas as partidas que jogamos no torneio foram muito disputadas e a final não foi diferente. Para vencer Juliana e Larissa é necessário eliminar os erros e ter uma boa consistência na virada de bola”, comemora Talita.

“Foi um jogo muito equilibrado, como sempre serão os encontros entre essas duas duplas. O que fez a diferença foram duas defesas da Maria Elisa no final da partida, seguidas por contra-ataques bem finalizados por ela. Elas jogaram muito bem e mereceram”, diz Reis Castro, técnico de Juliana e Larissa.
O treinador revelou que Larissa, que sofreu uma lesão muscular na virilha da perna direita no jogo das quartas-de-final, não jogou em suas melhores condições.
“A lesão limitou bastante a atuação da Larissa. Ela não conseguia correr atrás das bolas mais longas e tinha que se posicionar antecipadamente na defesa, facilitando a definição do ataque das adversárias. Mas isso não é desculpa. Ela jogou porque tinha condições”, completa o treinador, que acredita que o problema não irá tirar a dupla do Grand Slam da Rússia, na próxima semana.
Para Juliana, a parceira fez um grande esforço para jogar. “A Larissa foi uma heroína. Jogou sentindo dores e não desistiu em nenhum momento”, elogia.
O torneio em Moscou, o segundo dos Grand Slams da temporada, começará para as duplas brasileiras já na próxima segunda-feira (13.07), quando Maria Clara/Carolina e Ângela/Vivian disputarão o country-cota. A dupla que levar a melhor avançará para o qualifying do dia seguinte.
Enquanto isso, quatro duplas brasileiras já garantidas no torneio principal, que começará na quarta-feira (15.07): Ana Paula/Shelda, Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa e Renata/Val, parceria convidada pela organização do torneio.

Nenhum comentário: