A cerimônia que confirmou a união das duas entidades aconteceu na manhã desta terça-feira, no Salão Social do Minas I e reuniu os presidentes do Minas e da Usiminas, além dos diretores e conselheiros das instituições envolvidas e dirigentes de clubes, federações e confederações, atletas e comissão técnica da equipe Usiminas/Minas, autoridades municipais e estaduais das áreas de cultura, esporte e educação. O evento teve ainda assinatura do protocolo de ações e descerramento de placa simbólica da parceria.
A parceria Usiminas e Minas Tênis Clube não se restringe apenas ao esporte. Na educação, com foco na responsabilidade social, o Minas implantará sua Escolas de Esportes, cujos cursos são dotados da certificação ISO 9001, nas cidades de Ipatinga, Belo Horizonte e Cubatão-SP, que atenderão filhos de empregados da Usiminas e crianças das comunidades do entorno das plantas da Siderúrgica.
Na cultura, será denominado Espaço Cultural Usiminas, a área do Centro de Facilidades da Unidade I, que o Clube está construindo, na rua da Bahia e que contará com moderno teatro com 630 lugares, salão de festas e memorial de acesso ao público em geral, além de serviços exclusivos para associados.
O primeiro sintoma direto da parceria Usiminas/Minas no esporte veio rápido. O grupo, que já contava com o apoio do Habib´s, maior rede de fast-food árabe do mundo, e tinha sete reforços para a temporada 2009/2010, ganhou duas novas contatadas de peso. A partir de agora o técnico Jarbas Soares passa a contar com a norte-americana Nancy Metcalf, oposto de 1m86 e 30 anos. Nancy, capitã da seleção dos EUA que acaba de sair do Grand Prix, ainda tem compromissos com o selecionado de seu país para em seguida se apresentar ao time da Usiminas/Minas.
Outro reforço anunciado durante o lançamento da nova equipe Usiminas/Minas foi a dominicana Annerys Vargas, meio-de-rede da seleção da República Dominicana, que a exemplo dos EUA estava no Grand Prix. Vargas também tem mais compromissos com o time de seu país e só depois destes jogos poderá se apresentar em Belo Horizonte. Os próximos compromissos da Usiminas/Minas são o Campeonato Mineiro, que deve ser em setembro e outubro, e a Superliga 2009/10, com início previsto para a segunda quinzena de novembro. É possível que a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) coloque ainda no calendário um torneio nacional reunindo equipes que disputarão a Superliga.
Metcalf e Vargas vão se juntar Tássia, Ingrid, Silvana, Renata, Natasha, Camila Torquette e Fernanda, que também foram contratadas para esta nova temporada. Elas vão jogar ao lado de Dani Fagundes, Sofia, Rafaella, Ellen, Priscila, Ivna, Camila Paracatu e Rúpia, que disputaram a última edição da Superliga, quando o Minas terminou na oitava colocação.
Sérgio Bruno Zech Coelho, presidente do Minas, exaltou o retorno dos patrocínios (Usiminas e Habib´s) ao vôlei feminino do Minas e destacou que vive a expectativa de ver a melhor Superliga dos últimos tempos, com grandes equipes em quadra. Ele acredita que a equipe Usiminas/Minas vai dar algumas alegrias e muita esperança.
"É um momento muito importante na vida do Minas Tênis Clube. O namoro com a Usiminas é antigo e hoje, com muita satisfação, graças a visão do presidente Marco Antônio, esse momento está se concretizando. São duas entidades mineiras, reconhecidas internacionalmente e esta parceria nos trás enorme orgulho. A parceira vai além de exposição de mídia, pois as instituições vão trocar know-how e vai ser um sucesso, além de agregar muito para a cidade de Belo Horizonte. Lançamos hoje aqui uma semente e esta semente vai dar belos frutos", garantiu o presidente minastenista.
Já Marco Antônio Castelo Branco, presidente da Usiminas, agradeceu as palavras de Sérgio Bruno Zech Coelho, e emendou dizendo que "juntos, Minas Tênis Clube e Usiminas somam as suas expertises em um projeto de amplo alcance social, manifestado nos campos do esporte, do esporte especializado, da cultura e da responsabilidade social".
Segundo o dirigente da Usiminas, "a partir do patrocínio ao time de voleibol feminino, a Usiminas levará todo know-hall técnico e a formação humanística do Minas Tênis para o seus clubes sociais em Belo Horizonte, em Ipatinga e em Cubatão, beneficiando inúmeros empregados, familiares, comunidades, que são diretamente afetados por nossas atividades empresariais. Já no campo cultural, a parceria Usiminas e Minas também terá longo alcance e se traduzirá em novo espaço cultural aqui em Belo Horizonte. Por sua vez, a Usiminas, a partir do seu instituto cultural, aplicará no local a sua expertise de gestão, seus contatos, já conhecidos e reconhecidos. Esperamos com isso estar contribuindo para tornar Belo Horizonte, mais uma vez, um pólo de atração das manifestações culturais".
Já o técnico Jarbas Soares está otimista com a parceria Usiminas/Minas e com o grupo que está sendo montado. "A expectativa é muito boa para este ano, principalmente com esta parceria, que vem engrandecer o projeto do vôlei feminino. Continuamos com um grupo jovem, mas reforçado e mais maduro com as contratações das experientes jogadoras dos Estados Unidos e da República Dominicana. Vamos lutar por uma boa campanha nesta temporada", concluiu o treinador da Usiminas/Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário