As brasileiras Paula Pequeno e Walewska conquistaram nesta terça-feira, 11, pelo Zarechie Odintsovo, o título do Campeonato Russo 2009/2010. Na quinta e decisiva partida da série final da competição, disputada no ginásio do Dínamo Moscou, o time das estrelas do Brasil saiu atrás, mas novamente soube reverter a situação e vencer por 3 sets a 2, parciais de 25-20, 21-25, 25-22, 22-25 e 10-15.
Após desvantagem de dois jogos na série final, inclusive com um verdadeiro passeio do Dínamo Moscou na segunda partida, o Zarechie Odintsovo colocou a cabeça no lugar, empatou a série e conseguiu superar as adversárias fora de casa pela primeira vez na competição, na hora decisiva.
O tie break do jogo foi eletrizante. O Dínamo saiu na frente com um ace de Godina, mas o Zarechie reagiu e marcou cinco pontos seguidos (1-5) - dois de Paula e um de Walewska. A equipe da casa encostou, liderada por sua principal jogadora de ponta - Natalia Goncharova (5-7) e virou, com dois bloqueios sobre Tatiana Kosheleva e um ataque para fora de Paula (9-7). No entanto, a partir deste momento, só deu Zarechie. Kosheleva e Fateeva marcaram em contra-ataque, enquanto a levantadora Zhadan pontua no saque e Bogacheva no bloqueio (10-13). Mas o fim do jogo fica nas mãos da experiente Elena Godina: dois ataques para fora da ponteira do Dínamo encerram o tie break para Odintsovo, 15 a 10 e 3 sets a 2.
O desafio do Zarechie era parar Simona Gioli. A central italiana fez uma brilhante temporada na Rússia e seus ataques foram mortais para as adversárias. Uma das responsáveis por marcar a bola china da atleta, Paula Pequeno se saiu muito bem na partida de hoje e por várias vezes bloqueou diretamente a atleta ou amorteceu suas ações. Já Walewska fez um jogo impecável. Mais uma vez, a ex-atleta da seleção brasileira campeã olímpica foi fundamental para a equipe no ataque e no bloqueio e fez, também, diferença no passe e na defesa.
A vitória sobre as rivais hoje significou a retomada do título pelo Zarechie, que venceu em 2008 e deixou escapar a taça no ano passado justamente para o Dínamo. A conquista serviu, também, como revange do título rival esta temporada na Copa da Rússia, disputada um dia antes do Natal - vencida pelo Dínamo também por 3 sets a 2. Na ocasião, mesmo com a derrota, a meio-de-rede Walewska foi eleita a MVP da competição.
Além disso, o Zarechie já havia sinalizado uma recuperação na temporada ao eliminar o Dínamo nas quartas-de-final da Champions League. No entanto, na fase seguinte, não conseguiu superar Gamova e companhia, do Fenerbahce, e perdeu as duas partidas por 3 sets a 0.
Terceiro lugar
O Dínamo Krasnodar, estreante na competição, ficou com o terceiro lugar no Campeonato Russo. Depois de perder o primeiro jogo para o Uralochka por 3 sets a 0, a equipe de Natalya Mammadova devolveu o placar ao time de Nikolay Karpol e Artamonova nos três jogos seguintes para conquistar a medalha de bronze. Com a vitória, a formação assegurou o direito de participar da Copa CEV. Mammadova foi a maior pontuadora dos playoffs da Rússia com 203 jogos, média de 20 acertos por partida.
Dínamo Moscou: Oksana Parchomenko, Lesya Makhno, Elena Godina, Natalia Goncharova, Simona Gioli, Maria Duskryadchenko e Elena Ezhova (Líbero). Técnico: Valery Losev.
Zarechie Odintsovo: Maria Zhadan, Olga Fateeva, Paula Pequeno, Tatiana Kosheleva, Walewska, Elena Lisovskaya e Svetlana Kryuchkova. Técnico: Vadim Pankov.
Nenhum comentário:
Postar um comentário