No último confronto, o Sollys/Osasco, atual campeão da Superliga, venceu por 3 sets a 0, em Osasco. Depois de uma atuação apagada na derrota para a Unilever (RJ), a ponteira Jaqueline foi o nome da vitória sobre o Pinheiros/Mackenzie. A campeã olímpica foi a maior pontuadora e foi eleita a melhor jogadora do duelo.
O Sollys/Osasco ocupa a vice-liderança da Superliga até o momento, com 20 pontos, em 11 jogos disputados – nove vitórias e duas derrotas. O Pinheiros/Mackenzie está logo atrás na classificação, em terceiro, com 19 pontos e o mesmo número de partidas, mas oito triunfos e três resultados negativos.
Jogo de xadrez
Dois duelos tão próximos acirram ainda mais a rivalidade das equipes. Para o técnico do Sollys/Osasco, Luizomar de Moura, a vitória no primeiro confronto não facilita uma possível vitória na segunda partida.
“Estamos trabalhando desde domingo só pensando no Pinheiros/Mackenzie. Terminou o jogo de terça-feira e continuamos falando do Pinheiros/Mackenzie. Isso é positivo porque as informações ficam vivas na cabeça. Estamos vindo de uma grande vitória, mas sabemos que o adversário é muito difícil de ser batido dentro de casa”, diz Luizomar.
Ciente das dificuldades, Luizomar pede atenção redobrada à equipe. “Acho que a primeira coisa que temos que fazer é jogar concentrados. Penso que, neste momento, o conjunto, a coletividade e o espírito podem fazer a diferença”, analisa o treinador, que aponta a paciência como fator essencial para mais uma vitória.
“Esta semana as equipes tiveram a oportunidade de pensarem apenas uma na outra. Desta forma, esta partida passa a ser um grande jogo de xadrez para os dois lados. Para chegarmos ao lance final precisamos prepará-lo com muita calma e inteligência”, completa Luizomar.
Bloqueio x Ataque
O confronto ainda terá outro duelo à parte. De um lado, estará a melhor bloqueadora da Superliga até o momento. A campeã olímpica Thaísa, central do Sollys/Osasco, que lidera este fundamento com 31,50% de eficiência. Do outro, estará a melhor atacante do campeonato. A ponteira Soninha, primeira colocada no ranking de ataque, com 28,84% de aproveitamento.
O Sollys/Osasco também mostra eficiência em três fundamentos por equipe. O time lidera o ataque (26,09%), o bloqueio (23,73%) e o saque (6,10%). Já o Pinheiros/Mackenzie é o segundo colocado em dois destes rankings: no ataque (24,05%) e no bloqueio (23,73%).
Hora da recuperação
O Pinheiros/Mackenzie não vive uma boa fase na Superliga. Depois de oito vitórias consecutivas, nos últimos três jogos a equipe dirigida por Paulo Coco perdeu para a Unilever, Macaé Sports e Sollys/Osasco.
Para o técnico Paulo Coco, o momento é de mudanças. “Precisamos ter uma postura diferente. Temos que reconquistar a confiança abalada nos últimos três jogos. O time precisa voltar a ter a regularidade que apresentamos no início do turno”, diz Paulo Coco.
De acordo com o treinador, o Pinheiros/Mackenzie viveu três momentos diferentes nas últimas derrotas. “Contra a Unilever, tivemos a oportunidade de vencer. Chegamos a liderar o quinto set, mas não conseguimos fechar. Já a partida contra o Macaé Sports foi marcada pela insegurança. Fizemos um bom primeiro set, mas depois perdemos o controle do jogo. Contra o Sollys/Osasco equilibramos o primeiro e o terceiro sets. Mas, novamente, não soubemos administrar e fechar as parciais”, relembra Paulo Coco.
Nesta temporada, o Pinheiros/Mackenzie já enfrentou o Sollys/Osasco seis vezes. Foram quatro vitórias e duas derrotas. No Campeonato Paulista, o time da capital conquistou o bicampeonato e eliminou a equipe de Osasco nas semifinais.
“Os times já se conhecem bastante. Numa partida de grande qualidade, como esta, nós não podemos desperdiçar as oportunidades criadas. E foi isso que aconteceu no jogo anterior. Temos que voltar a jogar bem e retomar o caminho das vitórias. Precisamos pensar em crescer para chegarmos bem aos playoffs”, avalia Paulo Coco.
Outros jogos
Neste SÁBADO (05.02), serão disputadas outras duas partidas. A partir das 10h30, o Pauta/São José (SC) receberá o Brusque (SC), no ginásio São José, em São José (SC). Em Araçatuba (SP), o Vôlei Futuro (SP) medirá forças com o Banana Boat/Praia Clube (MG), às 20h, no ginásio Plácido Rocha.
A rodada será finalizada no DOMINGO (06.02), quando a Usiminas/Minas (MG) duelará com o BMG/Mackenzie (MG), às 14h, na Arena Vivo, com transmissão ao vivo do canal Sportv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário