sábado, 5 de fevereiro de 2011

SOLLYS/OSASCO FAZ 26 PONTOS DE BLOQUEIO E DERROTA O PINHEIROS/MACKENZIE NO 5º SET

http://www.cbv.com.br/cbv2008/imgnoticia/org/21019.jpg

O Pinheiros/Mackenzie (SP) parou literalmente no paredão laranja do Sollys/Osasco (SP). Neste SÁBADO (05.02), numa partida eletrizante, as atuais campeãs da Superliga Feminina de Vôlei superaram o campeão paulista por 3 sets a 2 (25/14, 22/25, 25/21, 20/25 e 15/11). O confronto, válido pela primeira rodada do returno, teve 2h09 de duração e foi disputado no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo.

Além da segunda vitória consecutiva em menos de uma semana sobre as rivais, o Sollys/Osasco entrou para a história da competição como a equipe que marcou o maior número de pontos em bloqueio em uma só partida. Foram 26 pontos neste fundamento. O recorde anterior pertencia à Unilever (RJ). Na temporada 05/06, o time carioca, que ainda se chamava Rexona, teve 25 acertos num jogo. E uma coincidência: o adversário foi o próprio Pinheiros/Blue Life, derrotado por 3 sets a 1.

O destaque do bloqueio do Sollys/Osasco ficou por conta da ponteira Jaqueline, com sete pontos neste fundamento. A central Adenízia teve a mesma pontuação, enquanto a outra meio de rede, Thaisa, acumulou seis acertos. O Pinheiros/Mackenzie marcou 11 pontos no bloqueio durante todo o jogo.

Jaqueline sofre contusão

A partida deste sábado também foi marcada pela superação do Sollys/Osasco. Depois de começar bem a partida, o time viu o adversário crescer e, no quarto set, a ponteira Jaqueline, ao tentar defender uma bola no fundo de quadra, sentiu o joelho esquerdo e teve que deixar a partida. Jaqueline sofreu uma luxação e a previsão é que retorne às quadras em uma semana.

Do banco de reservas, Jaqueline viu sua equipe se concentrar novamente e vencer o jogo. A ponteira Natália foi eleita a melhor jogadora da partida e recebeu o Troféu VivaVôlei. A atacante foi quem mais pontos marcou na equipe, com 24 acertos – 19 de ataque, quatro de bloqueio e um de saque.

No entanto, a maior pontuadora da partida foi do Pinheiros/Mackenzie. A ponteira Soninha assinalou 26 pontos – 23 de ataque, dois de bloqueio e um de saque.

“Hoje a vitória foi com emoção”, resumiu a ponteira Natália. “Sabíamos que o jogo seria muito difícil. O resultado de terça-feira (3 sets a 0) foi muito atípico. Viemos preparadas para um confronto complicado. Ainda tivemos o incidente da Jaqueline que deixou todas nós preocupadas. Mas tivemos calma, voltamos bem para o tie-break e conseguimos a vitória”, avaliou Natália.

Do lado do Pinheiros/Mackenzie, apesar da derrota, o técnico Paulo Coco gostou de ver o time voltar a ser guerreiro. “Voltamos a ser aquele Pinheiros que dá orgulho de ver em quadra. Claro que erramos algumas questões tática e, por isso, o Sollys/Osasco saiu com a vitória. Daqui para frente, temos que voltar a manter este espírito”, disse o treinador.

Esta foi a quarta derrota consecutiva do Pinheiros/Mackenzie na Superliga. Em 12 jogos, a equipe acumula oito vitórias. Já o Sollys/Osasco manteve a vice-liderança, com 10 resultados positivos e dois negativos. A Unilever continua no topo, com 11 triunfos e apenas um resultado negativo.

O jogo

O Sollys/Osasco começou o jogo de forma espetacular. O bloqueio das atuais campeãs da Superliga foi arrasador no primeiro set. Foram sete pontos neste fundamento contra apenas um do time da capital. O Sollys/Osasco passeou em quadra. O técnico do Pinheiros/Mackenzie, Paulo Coco, ainda fez modificações colocando a levantadora Karine e a oposto Ivna no lugar de Fabíola e Lia, respectivamente. Mas o time não reagiu e a opção de ataque foi sempre a ponteira Soninha, que marcou sete pontos na parcial. Com um show da ponteira Jaqueline no ataque e na recepção, o Sollys/Osasco fechou em 25/14, no ataque de Sassá.

O Pinheiros/Mackenzie não se abateu com a derrota e voltou motivado para o segundo set. Desde o início, as donas da casa ditaram o ritmo do jogo, enquanto o Sollys/Osasco cometeu muitos erros. Na primeira parada técnica, a vantagem do Pinheiros/Mackenzie era de dois pontos (8/6). O time da capital ampliou a diferença (18/14). A equipe de Osasco ainda tentou encostar, com um bom trabalho no bloqueio (21/19), mas as anfitriãs fecharam em 25/22, após um erro de saque de Jaqueline.

No terceiro set, o Pinheiros/Mackenzie começou na frente e abriu cinco pontos (8/3). Mas o Sollys/Osasco não se abateu, empatou e virou o placar: 12/10. Novamente, o bloqueio da equipe de Osasco fez a diferença. Quem também foi destaque no set foi a levantadora Carol, do Sollys/Osasco, que se destacou no ataque. Principal atacante do Pinheiros/Mackenzie, a ponteira Soninha foi bem marcada e a equipe não conseguiu retomar a concentração. Com tranquilidade, as visitantes fecharam em 25/21.

O Pinheiros/Mackenzie entrou para o quarto set para o tudo ou nada. Paulo Coco começou com Ivana, como oposto, e com Ana Carolina, no meio de rede, no lugar de Lia e Marina, respectivamente. O Sollys/Osasco começou na frente (11/7). Mas ao tentar defender uma bola no fundo de quadra, a ponteira Jaqueline sentiu o joelho esquerdo e deixou a quadra chorando muito. As campeãs sentiram a ausência da atacante, substituída por Samara. As donas da casa aproveitaram o momento e viraram o placar. Errando menos, o Pinheiros/Mackenzie fechou o set em 25/20, após um bloqueio de Marina sobre Sassá, e levou a decisão para o quinto set.

No tie-break, Luizomar de Moura preferiu colocar a ponteira Thaís no lugar de Samara, que havia entrado no set anterior para substituir Jaqueline. O Pinheiros/Mackenzie aproveitou o bom momento na partida e saiu na frente (5/2), aproveitando-se dos erros das rivais. Mas o Sollys/Osasco buscou a diferença, empatou o jogo e abriu dois pontos (10/8). Na reta final, as donas da casa começaram a errar demais. Com isso, o Sollys/Osasco dominou e fechou o set em 15/11.

Próximos jogos

Na próxima QUINTA-FEIRA (10.02), Pinheiros/Mackenzie e Sollys/Osasco terão adversários catarinenses pela frente e fora de casa. O Pinheiros/Mackenzie terá pela frente o Pauta/São José, às 20h, no ginásio São José. Já o Sollys/Osasco medirá forças contra o Brusque, a partir das 19h30, na Arena Brusque.

PINHEIROS/MACKENZIE: Fabíola, Lia, Jú Costa, Soninha, Marina e Natália.

Líbero: Michelle.

Entraram: Karine, Ivna, Fernanda, Verônica e Ana Carolina.

Técnico – Paulo Coco

SOLLYS/OSASCO: Carol, Natália, Jaqueline, Sasspa, Thaísa e Adenízia.

Líbero: Camila Brait

Entraram: Thaís, Samara e Juliana.

Técnico: Luizomar de Moura

Nenhum comentário: