domingo, 15 de setembro de 2013

DEPOIS DE 12 ANOS, A RÚSSIA ESTÁ NO TOPO DA EUROPA

Divulgação/CEV

Demorou 12 anos, mas a Rússia voltou ao lugar mais alto do pódio do Europeu feminino de vôlei. Desde 2001 sem chegar a uma final, neste ano as russas quebraram o jejum e, de quebra, conquistaram o ouro. Pior para a Alemanha, que, guerreira, fez o que estava a seu alcance para equilibrar a final, disputada neste sábado (14), em Berlim. Mas não teve jeito. A força do conjunto russo falou mais alto e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 23/25, 25/23 e 25/14. 

Este foi o quinto título europeu conquistado pela Rússia, que também se despediu do torneio com vagas no Mundial-2014 e na Copa dos Campeões, que acontece no final deste ano, no Japão. Já a Alemanha, que também vai disputar o título mundial, perdeu a chance de conquistar o primeiro título após a unificação. Em 1983 e 1987, a Alemanha Oriental foi campeã europeia. 

Bloqueio ajuda, e Rússia abre na frente
A Rússia começou o duelo com um ritmo alucinante. Com Kosheleva no saque, o bloqueio apareceu, e as visitantes abririam 4 a 0.  A Alemanha, por sua vez, teve dificuldade na virada de bola, o que ajudou a manter as rivais na liderança. Aos poucos, as germânicas foram entrando no jogo, mas, com dois erros seguidos na recepção, permitiram que as meninas de branco fizessem 8 a 5. Com a evolução do saque e a maior eficiência no ataque, a Alemanha conseguiu empatar em 11.


Marichev, então, pediu tempo, mas as russas seguiram cometendo erros bobos. E foi depois de Kosheleva tocar na rede que as donas da casa passaram à frente (13/12). Mas o bloqueio russo seguiu perseguindo as alemãs, que viram as oponentes voltarem à ponta novamente (16/14). Na reta final, a Rússia aproveitou a fraca recepção rival para abrir 21 a 18. Guidetti chamou a atenção do time, que reagiu, mas a turma de Goncharova manteve a calma e fechou em 25 a 23. 

 
Alemãs crescem e empatam o jogo
 
A Alemanha não ficou martirizando a derrota e voltou com um ritmo alucinante. Por outro lado, a Rússia deixou a atenção fora de quadra, permitindo que as donas da casa abrissem 6 a 2. E, após dois erros seguidos, Goncharova cedeu lugar para Isaeva. Após o tempo técnico, os erros russos persistiram, o que levaram Marichev à loucura (10/6). Cientes de que o precisaria fugir do bloqueio, as alemãs encontraram maneiras de virar no ataque e se mantiveram na liderança.


Até a segunda parada obrigatória, as russas foram tentando se reencontrar em quadra. Mas Kozuch e companhia não permitiram a volta por cima. Melhores no saque e também crescendo no bloqueio, as germânicas abriram 19 a 13, após ace da oposta. Com Goncharova novamente em quadra, a Rússia reagiu e foi buscar o marcador (19/17). Porém, a Alemanha resistiu bem e venceu por 25 a 23.

 
Goncharova cresce, e Rússia leva terceiro set
 
Chaplina foi mantida em quadra para o terceiro set, mas ela não segurou no passe e voltou para o banco, cedendo lugar novamente para Pansykova. A Alemanha, então, aproveitou a instabilidade das rivais para assumir a liderança no começo do terceiro set. A defesa germânica se desdobrou e dificultou a vida do ataque russo, que não conseguiu ser eficiente. Insatisfeito com o jogo de suas comandadas, o técnico russo esbravejou no tempo técnico. As broncas surtiram efeito, e as visitantes reagiram.


O jogo ficou paralisado por alguns minutos devido a problemas referentes à arbitragem, e, na volta, a Alemanha perdeu um pouco o ritmo. Por outro lado, as russas cresceram de produção no ataque, principalmente com Goncharova, e assumiram a liderança. Diferentemente das visitantes, as donas da casa se mantiveram com dificuldades na virada de bola. Mas Hippe entrou bem no jogo e, com um ace, empatou em 20. Por sua vez, a Rússia manteve a calma e, com um bloqueio fechou novamente em 25 a 23. 

 
Rússia fecha o jogo e é campeã
 
A vitória fez bem à Rússia, que aproveitou a queda de ânimo da Alemanha para largar na frente o quarto set. As rivais não reagiram e obrigaram Giovanni Guidetti a pedir tempo quando o placar apontou 6 a 2 para as visitantes. Kozuch, mais uma vez, teve boa passagem no saque e ajudou as anfitriãs a encostarem no marcador (8/6). Após a parada, a situação voltou a ficar tensa para as meninas de Guidetti, que se mostraram sem concentração e viram as russas abrirem 12 a 7.


A Rússia manteve a boa atuação no setor defensivo e também nos contra-ataques, para avançar a passos largos na liderança do marcador (16/10). A falha recepção alemã seguiu prejudicando a formação do ataque e facilitando a leitura do bloqueio russo. Tantando tudo, Guidetti colocou a oposta Hippe no lugar da ponteira Beier. Mas nada parou as russas, que mostraram toda sua força para fechar em 25 a 14.  

fonte: saque viagem

Nenhum comentário: