
Há um ano, a seleção brasileira adulta feminina de vôlei conquistava, em Pequim, a inédita medalha de ouro olímpica. E neste DOMINGO, na mesma data, 23 de agosto, o Brasil voltou a assegurar o lugar mais alto do pódio. Dessa vez, em Tóquio, no Japão. Com uma campanha invicta, 14 vitórias em 14 jogos, em apenas quatro semanas, o time comandado por José Roberto Guimarães derrotou as japonesas por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/27, 25/19 e 25/19, no ginásio Metropolitan, após 1h50 de jogo, e assegurou o octacampeonato do Grand Prix – o Brasil é o maior vencedor da história (94/96/98/04/05/06/08/09). Com 19 pontos, Sassá foi a maior pontuadora do confronto.
Para completar a festa brasileira, Fabiana foi eleita melhor bloqueadora da competição, e Sheilla foi considerada a melhor jogadora. Ambas repetiram os prêmios conquistados na edição de 2006 do Grand Prix. Completaram a lista as seguintes atletas: Manon Flier, da Holanda (melhor saque e maior pontuadora), Tatiana Kosheleva, da Rússia (atacante), Kerstin Tzscherlich, da Alemanha (defesa), e Yoshie Takeshita, do Japão (levantadora).
O JOGO
O saque foi decisivo no início primeiro set. Dos 16 primeiros pontos (9/7 a favor do Japão) nove foram definidos neste fundamento – sete para o Japão e dois para o Brasil. Na metade do set em diante, foi a vez de o bloqueio decidir. Primeiro, com Mari, que colocou o placar igual em 19 pontos. A aniversariante do dia também fez 21/20. Joycinha, que havia acabado de entrar, marcou 22/20. Em seguida, Joycinha e Fabiana bloquearam para fazer 23/20. O 24º ponto veio com Mari e o 25º em um bloqueio brasileiro para fechar o set em 25/21.
No segundo set, as duas equipes se revezaram à frente do marcador. O Japão tinha 8/7 no primeiro tempo técnico. Sassá colocou tudo igual. Em seguida, as japonesas desperdiçaram três finalizações seguidas: 11/8 para a seleção brasileira. A vantagem foi ampliada para 12/8 com um bloqueio. Os quatro pontos de diferença permaneceram até 14/10. Nesse momento, foi a vez de o saque japonês funcionar para colocar tudo igual em 15 pontos.
O empate permaneceu até 25 pontos. Em uma finalização, as japonesas fizeram 26/25, e depois em um erro de ataque do Brasil, as anfitriãs fecharam o segundo set em 27/25.
Na primeira parada técnica do terceiro set, o Japão tinha 8/5. No segundo tempo técnico, a ponta era do Brasil: 16/12. O bloqueio e o saque de Thaísa funcionaram. Sheilla com suas finalizações indefensáveis também, e em um erro de saque do Japão, vitória brasileira por 25 a 19.
No quarto set, o Brasil começou arrasador: 6/0. As japonesas ainda esboçaram a reação e encostaram no placar. A vantagem brasileira de 10/4 caiu para 10/9. Mas o Brasil voltou a se impor para fechar o set e o jogo em 25/19.
EQUIPES
BRASIL
Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaísa, Mari e Natália.
Líbero – Fabi
Entraram – Sassá, Ana Tiemi, Joycinha e Camila Brait
Técnico – José Roberto Guimarães
JAPÃO
Takeshita, Kurihara, Araki, Shoji, Kimura e Taniguchi
Líbero – Sano
Entraram – Kano, Hamagushi, Inoue
Técnico – Manabe Masayoshi
Nenhum comentário:
Postar um comentário