quarta-feira, 18 de maio de 2011

BERGAMO E VILLA CORTESE SAEM NA FRENTE

MC-Carnaghi Villa Cortese 3x2 Yamamay Busto Arsizio

(21-25, 25-16, 15-25, 26-24, 24-22)

A fase semifinal do Campeonato Italiano não poderia começar de maneira mais espetacular. Villa Cortese e Busto Arsizio levaram para quadra o que tem de melhor e protagonizaram uma batalha incrível. Após 5 sets, vantagem para quem tinha as jogadoras mais experientes. Villa 1-0.

O Busto entrou em campo disposto a surpreender. Muito aplicadas taticamente, as 'farfalle' conseguiram criar muitas chances de contra-ataque e saíram na frente. No segundo set, o ataque do time caiu muito (foram apenas 9 pontos nesse fundamento) e o Villa empatou sem muita dificuldade. Na terceira parcial, foi a vez do Villa ter dificuldade para colocar a bola no chão. Foram 5 pontos de bloqueio, que deram ao Busto uma larga vantagem no placar e, rapidamente, fizeram 2-1. Apesar do placar dilatado em dois sets, o jogo estava muito bom e o equilíbrio foi a marca das parciais seguintes.

O Villa precisava ganhar o set para continuar no jogo e na primeira parada técnica do quarto set já tinha 5 pontos de vantagem. Mas as meninas do Busto não desistiram. Buscaram cada ponto. Parisi fez alterações precisas com a entrada de Crisanti e Valeriano. O time salvou dois set point e teve chances. Mas quando se joga contra o Villa ou você aproveita as chances que aparecem ou terá que pagar caro por perdê-las. O preço foram os ataques de Hodge e Aguero, as defesas de Cardullo e os bloqueios de Callonni. O Villa ganhou o quarto set e fez um tie-break impecável. O Busto foi muito bem também. Poderia ter fechado o jogo em uma condução não marcada de Calloni. Mas não fechou. O tie-break parecia infinito. E quase foi. 24-22 e o Villa consegue ganhar em casa e sai na frente na série.

Os dois times se prepararam muito para o jogo e pareciam saber exatamente o que faria o adversário. O jogo seria decidido nos detalhes. E talvez o Villa tenha tido 'mais detalhes' a seu favor. Aguero e Hodge tiveram momentos de irregularidade, mas, nos momentos decisivos, brilharam. Principalmente a jovem americana, que no quinto set fez bolas lindas. Quem também brilhou no time de Abbondanza foi Cardullo. A líbero sem dúvida, uma das melhores do mundo, tocou em praticamente tudo que passou por ela. Deu ao seu time muitas chances de contra-atacar e levou o Busto a cometer muitos erros. As meninas do Yamamay fizeram um grande jogo também. Muito determinadas e disciplinadas fizeram mais pontos no bloqueio que as donas da casa. Nos momentos mais equilibrados Havelkova e Marcon garantiram a virada de bola da equipe. Havlickova não fez uma partida à altura de suas companheiras e fez falta. A jovem, que já decidiu muitas partidas, precisa reencontrar seu jogo para o Busto ter alguma chance de se recuperar na série. Podemos esperar por muita emoção. O próximo encontro já está marcado para 5ª feira, às 15:30. Imperdível.


Norda Foppapedretti Bergamo 3x0 Asystel Volley Novara

(25-22, 25-18, 25-21)

O Bergamo veio mesmo embalado para esses playoffs. Depois de duas vitórias tranqüilas nas quartas de final, o time jogou bem e venceu o Novara. O time está a duas vitórias de mais uma final.

O Bergamo jogou em casa, diante de sua apaixonada torcida e praticamente não foi ameaçado pelo Novara. O técnico Davide Mazzanti optou por ir a campo com a dupla Bosetti-Piccinini na ponta para melhorar a recepção. Funcionou. O Novara tentou forçar o saque, mas acabou errando demais, o que não dava chance ao time de embalar uma seqüência de pontos. Sem pressão e comandado por uma Lo Bianco inspirada, o ataque do Foppa também trabalhou muito bem.

Nenhum dos dois fez muitos pontos de bloqueio, mas o Bergamo foi mais intenso e mais regular em todos os fundamentos. Jogou melhor como time. Caprara tentou mudar a formação do Novara, mas nada parecia funcionar. A equipe ainda sente falta de Barun. Pelo Bergamo grande atuação das ponteiras e de Serena Ortolani, que, aos poucos, vai recuperando a confiança. Hoje ela foi importante para sua equipe também no saque, fundamento que deve fazer a diferença daqui até o final do campeonato.

O próximo jogo será sexta-feira, no mesmo ginásio. O Bergamo, com certeza, espera repetir a atuação de hoje. Já o Novara, se errar um pouco menos, pode endurecer a vida de seu rival.

Nenhum comentário: