segunda-feira, 6 de junho de 2011

BERGAMO FATURA O CAMPEONATO ITALIANO PELA 8ª VEZ


A camisa pesou, e os anos de tradição falaram mais alto na noite de hoje em Assago, Milão, onde foi decidido o Campeonato Italiano Feminino 2010/2011. Mesmo com o mando de campo, o Villa Cortese perdeu uma grande chance de colocar seu nome na história. Em contrapartida, o Bergamo reafirmou sua força e escreveu mais uma página na história: quase duas horas de partida e a equipe da capitã Francesca Piccinini virou o jogo e conquistou o octacampeonato italiano ao vencer o Villa Cortese por 3 sets a 1, parciais de 25-19, 22-25, 24-26 e 20-25.

Ao contrário da competição masculina, onde a final foi decidida em apenas uma partida, o título feminino vem se arrastando durante quatro partidas e foi decidido somente hoje. No primeiro jogo, na casa do Villa, o Bergamo venceu por 3 sets a 1 num jogo que teve Lucia Bosetti como MVP. A segunda partida foi novamente em Assago, onde o Villa deu o troco desta vez em uma partida mais equilibrada: 3 sets a 2 e tudo igual na série, com Áurea Cruz MVP. As duas partidas seguintes foram em Bergamo; na primeira vitória das donas da casa, que assumiram a frente da série, 3 sets a 0, e na sequência o Villa devolveu o mesmo placar no mesmo ginásio.

Se na quarta partida o bloqueio foi decisivo para o Villa, o Bergamo aprendeu a lição e marcou muito bem as jogadas da levantadora Lindsey Berg para este quinto jogo. Foram 15 pontos neste fundamento no total - 10 somente com as centrais, cinco de Iuliana Nucu e cinco de Valentina Arriguetti. O Villa marcou oito - quatro com a meio Raffaella Calloni.

No primeiro set as donas da casa não tomaram conhecimento das adversárias e dominaram a parcial, abrindo o placar com 25 a 19. O segundo set, ao contrário, foi equilibradíssimo, com as equipes se alternando na liderança do placar (8-7) (15-16) (20-21). No final prevaleceu o bloqueio do Bergamo com Arriguetti, 22-25. O terceiro set teve a mesma história do anterior, com os times disputando ponto a ponto o jogo e com diferença mínima (7-8) 15-16) (20-21). Arriguetti novamente e uma largadinha de Piccinini colocaram o Bergamo à frente (21-23), mas dois erros bobos das visitantes igualaram o jogo de novo (23-23). Piccinini e Ortolani definem o set para o Bergamo após longos e disputados ralis, 24-26. As atletas do Villa não ficaram abaladas com a virada e entraram com tudo na quarta parcial, mas ainda sim atrás no marcador (7-8). Na segunda parada técnico o time se recuperou e virou o jogo com boa apresentação de Áurea Cruz (16-14). Ortolani coloca o Bergamo na frente novamente com dois aces, mas Áurea Cruz mantém o Villa vivo (19-19). Ortolani novamente e dois bloqueios de Arriguetti (um sobre Aguero e outro sobre Áurea Cruz) deram três pontos de vantagem para o Bergamo (19-22). A oposto do Bergamo marca o match point para o time e a capitã Francesca Piccinini, num contra-ataque, decreta o fim do set, 20-25, e do jogo, 3 sets a 1.
Um dos destaques da partida veio do baanco de reservas do Bergamo. Ainda no primeiro set, a jovem Elitsa Vasileva, de apenas 21 anos, entrou no lugar de Lucia Bosetti e não saiu mais. A canhotinha, que joga tanto na ponta como na saída de rede, marcou 13 pontos, todos em ataques, com 41% de aproveitamento. No entanto, a maior pontuadora do jogo foi a oposto Serena Ortolani com 23: 19 em ataques (40%), dois em bloqueios e dois em saques. Em mais uma grande apresentação a meio-de-rede Iuliana Nucu anotou 16 - 11 em ataques (46%) e cinco em bloqueios. Piccinini anotou 12.

Coadjuvante entre as potentes atacantes do Villa, Áurea Cruz se destacou mais uma vez e foi um alívio para a levantadora Berg quando Aguero e Hodge estavam marcadas. E a atleta se saiu bem novamente com 19 acertos - 18 em ataques (50%) e um de bloqueio. A norte-americana Hodge, destaque do quarto jogo, marcou 16 - 13 em ataques (30%) enquanto a ítalo-cubana Aguero marcou 14 - todos em ataques (29%).

Villa Cortese: Lindsey Berg (2), Taismary Aguero (14), Megan Hodge (16), Áurea Cruz (19), Sara Anzanello (7), Raffaella Calloni (7) e Paola Cardullo (Líbero). Depois: Chiara Negrini, Caterina Bosetti e Giulia Rondon. Técnico: Marcelo Abbondanza.

Bergamo: Eleonora Lo Bianco (3), Serena Ortolani (23), Francesca Piccinini (12), Lucia Bosetti (1), Valentina Arriguetti (10), Iuliana Nucu (16) e Enrica Merlo (Líbero). Depois: Noemi Signoreli, Caterina Fanzini e Elitsa Vasileva (13). Técnico: Davide Mazzanti.

Nenhum comentário: